A XT Diving Pro situada na Grécia, conhecida mundialmente pela qualidade e eficiência de suas palas de carbono, lançou recentemente no mercado mundial, a pala de carbono T5 G Vasiliou.

Com a conquista do campeonato mundial em 2016 pelo seu atleta George Vasiliou, a empresa ganhou ainda mais projeção no setor e lançou no mercado mundial a pala de carbono desenvolvida inicialmente para seu atleta e utilizada no mundial de 2016.

Design

A fibra de carbono brilhante na superfície da pala T5 G Vasiliou é realmente muito bonita, o material da pala é feito de fibras finas, que também são regularmente distribuídas, mostrando excelente qualidade do processo de fabricação.



A superfície da pala mostra alguns micro poros gerados para extrema leveza da fibra, obtendo o mínimo uso de resina, essa resina é o componente que mais influencia no peso, enquanto que a fibra de carbono pesa muito pouco.

A combinação de leveza desta pala com a calçadeira Pathos fica muito eficiente devido ao peso reduzido também desta calçadeira. A melhor opção de unir este tipo de pala de carbono com a calçadeira sempre deve ser feita através de "colagem", evitando assim furos e parafusos na extremidade da pala, causando um ponto de fraqueza na mesma.

Laminação

As palas da XT Diving PRO são fabricadas dentro de um processo muito avançado de produção e que garante qualidade e resistência ao tempo, as palas da XT são feitas 100% fibra de carbono da mais alta qualidade, e uma resina especial que proporciona uma reatividade extremamente alta ao material. O processo de fabricação consiste em colocar a fibra de carbono com a resina em moldes especiais a alta pressão por 2 dias e depois outros 7 dias a alta temperatura. As camadas são feitas de uma série de folhas de fibra de carbono com um perfil em V, como podemos ver na foto abaixo.



A XT Diving PRO é umas das únicas do setor a fornecer garantia de 4 anos nas suas palas, mais do que o dobro dos 2 anos tradicionais oferecidos pela maioria dos fabricantes.

As durezas das palas de carbono da XT Diving PRO vão de Super Soft (rigidez 0,8 Kg, para pessoas de cerca de 55 a 65 Kg), o Soft como o T5 G Vasiliou (0,9-1 Kg, para pessoas de 65-70 Kg), Média Soft (1,1 - 1,2 Kg, 70 - 80 Kg), Média Média (1,3 kg, 80 - 100 Kg), Média Hard (1,4 Kg, 100 - 120 Kg), Hard  (1,5 Kg, acima de 120 kg) ), e Super Hard (1,6 Kg).

Peso e Dimensões

O peso é a característica mais marcante das palas T5 G Vasiliou, cada pala pesa apenas 110 gramas ! Com a calçadeira pathos 42-44 que pesa aproximadamente 500 gramas, o peso total de cada pala com calçadeira fica em torno de 610 gramas, um dos conjuntos de nadadeiras mais leves da XT Diving PRO.

As Palas T5 G Vasiliou estão disponíveis em 2 tamanhos ( Standard e Long ), o modelo Stantard possui 75.5cm x 19.4cm, e o modelo long possui 82cm x 19.4cm.

O ângulo da pala são os tradicionais 22° graus da XT.

Flexão

A flexão da pala T5 G Vasiliou fora da água, mostra uma incrível reatividade do material, com forte flexão da ponta que continua até a parte média da pala, ficando depois mais rígida na medida que se aproxima da posição dos pés.