01) Como começou sua história na pesca submarina ?

Eu amo o mar desde a minha infância, me recordo que quando os outros garotos estavam jogando futebol eu estava com minha arma de pesca submarina explorando o mar e procurando os peixes, somente com 23 anos que comecei a praticar a pesca submarina como esporte.

 

02) Qual o seu tipo de pesca favorito e que profundidade se sente confortável em pescar ?

Eu gosto muito de todas as técnicas de pesca, mas o meu tipo de pesca favorito é a pesca profunda e de emboscada em tocas, sempre tomando todas precauções de segurança. Eu me sinto confortável em profundidades desde que eu consiga me especializar nela, sendo que na maioria das vezes eu costumo praticar pesca submarina entre 30 e 40 metros de profundidade.

 

03) Com qual frequência você pratica a pesca submarina ? Como se condiciona para mergulhos profundos ?

Atualmente eu estou trabalhando numa empresa privada com jornada de trabalho de 6 horas por dia, não tenho o tempo necessário para os treinamentos adequados, então acabo fazendo exercícios físicos somente em meu tempo livre, que na maioria das vezes são aos finais de semana e quando as condições climáticas permitem, meu sonho é ser capaz de ter mais tempo para praticar a pesca submarina, com treinamento adequado, você melhora sua competitividade, e é claro, sua segurança durante os mergulhos profundos.

 

04) Qual foi o seu maior peixe e captura mais profunda ?

Meu maior peixe foi um Olho de Boi de 30 kg e uma garoupa que peguei durante a 8ª Liga dos Campeões em Lemnos, na Grécia em 2014.

Minha captura mais profunda, mais uma vez foi durante uma competição internacional, no mundial deste ano em Syros - Grécia, foi a captura de uma garoupa a -58 metros de profundidade.

 

05) Qual sua idade e quais títulos você destacaria na sua carreira ?

Eu tenho 33 anos de idade e meus principais títulos na pesca submarina foram: 1º lugar no Campeonato Mundial em Syros, Grécia em 2016, 1º lugar na liga dos campeões em Lemnos, Grécia em 2014, 2º lugar em Peniche, Portugal em 2013, 2º lugar na Liga dos campeões em Kastelorizo, Grécia em 2008. Também tenho os títulos de campeão nacional de Chipre de 2010 até hoje.

Estou orgulhoso por todos estes resultados, mas é claro que o maior sucesso é o mais recente, o sonho de todo atleta é participar do maior e mais importante competição de seu esporte, e a maior satisfação é conseguir o primeiro lugar e ser o Campeão do Mundo. O fato de Chipre ter participado pela primeira vez no 30º Campeonato Mundial de Pesca Submarina de 2016 em Syros, na Grécia, com o primeiro lugar na categoria individual e o terceiro lugar na categoria por equipe e me deixa realmente orgulhoso.

 

06) Como foi sua experiência neste mundial de 2016 na Grécia ? Esperava vencer ?

Este mundial foi muito difícil, umas das competições mais difíceis que participei, os peixes estavam muito profundos, a competição foi de alto nível e muito competitiva, muitos atletas fortes e conhecidos participaram, tenho muitas boas lembranças. Durante o período de preparação eu tive muito estresse, durante a competição eu senti muita ansiedade e muita pressão também, durante a cerimônia e contagem dos resultados finais eu estava em grande agonia.

Para ser honesto eu esperava ter apenas uma boa colocação, é claro que meu sonho e minha esperança era ficar com o primeiro lugar, eu sabia que tinha possibilidades, mas por outro lado eu também sabia que era um campeonato muito competitivo.

 

07) Qual foi a faixa de profundidade de sua pescaria neste mundial ? você usou sputinik ?

Este campeonato mundial foi uma das competições mais difíceis que participei, a maioria dos peixes estavam em águas muito profundas, minha pescaria se concentrou na faixa dos -45 metros e a mais profunda foi de -58 metros de profundidade com utilização de sputinik.

 

08) Não é perigoso mergulhar tão fundo ? Já sofreu algum acidente ?

É perigoso mergulhar fundo, isso é uma verdade, mas para fazer mergulhos profundos com segurança você deve seguir todas as regras e medidas de segurança, você deve ter muito cuidado com o tempo que você gasta no fundo e na superfície. Você precisa de muito treinamento e boa condição física, durante a competição tudo estava em ordem e eu nunca tive um único acidente, sempre sigo as regras de segurança corretas.

 

09) A proibição do uso da lanterna no mundial não favoreceu os pescadores locais ?

Na minha opinião, uma vez que nenhum dos atletas foram autorizados a usar lanterna, os pescadores locais não foram favorecidos pelo regulamento. O único ponto a favor dos pescadores locais ocorre quando a competição ocorre em seu país, como eles estão familiarizados com o seu mar, sabem aonde encontrar os peixes e como eles reagem.

 

10) Quais são seus planos para o futuro no esporte ?

Meus principais objetivos futuros são participar da competição Euro Africana de Pesca Submarina na Croácia em 2017 e do Campeonato Mundial em Portugal de 2018, com o objectivo de conquistar pela segunda vez o título de Campeão do Mundo.

 

11) Você é natural de Chipre, o país tem tradição na pesca submarina ? As condições são boas para a prática do esporte ?

Chipre é uma bela ilha no mar Mediterrâneo, recomendo a visita ! As condições climáticas são muito boas e a temperatura é muito favorável para a prática da pesca submarina tanto no verão como no inverno.

Em Chipre a pesca submarina não é reconhecida como esporte como ocorre em outros países, onde os atletas recebem algum tipo de apoio financeiro, patrocínios, treinadores, médicos, e etc, os atletas de Chipre precisam cobrir com todas as despesas das competições por conta própria, sendo assim, a maioria dos Chipriotas praticam a pesca submarina como hobby em vez de esporte.

 

12) Na sua opinião, qual é o principal qualidade de um pescador submarino ?

Amar o mar, protegê-lo, mantê-lo limpo, e respeitar o meio ambiente, tanto a flora como a fauna.

 

13) Quem são seus ídolos no esporte ?

O meu ídolo é o mergulhador grego Stathis Chatsis da Ilha Simi, em 16 de Julho de 1913 bateu o recorde de mergulho livre sem nenhum equipamento, apenas como o uso de uma rocha de 15kg para mergulhar mais rápido, ele mergulhou 88 metros por 3 minutos e 58 segundos.

Ele não mergulhou com o objetivo de quebrar um recorde, mas para ajudar o navio de guerra italiano chamado Regina Margherita que perdeu sua âncora em Karpathos, o fato de que ele mergulhou tão profundo e sem nenhum equipamento é algo realmente notável.

 

14) Conte-nos uma pescaria inesquecível ...

Uma história engraçada foi quando eu peguei uma garoupa e de repente um logo marinho tentou pegar essa mesma garoupa, antes disso eu empurrei a garoupa para a superfície, ambos queríamos o mesmo peixe e estávamos brigando por ele, essa foi uma experiência de pesca engraçada e inesquecível.

 

15) Quais conselhos você daria para quem está começando no esporte ? 

Os iniciantes devem tomar muito cuidado, pois é um esporte de risco. Eles devem fazer os cursos necessários e sempre seguir as regras de segurança, nunca devem mergulhar sozinhos. 

Além disso, se eles realmente querem fazer sucesso no esporte, devem ser muito dedicados e disciplinados.


Apoio: http://www.xtdiving.com/