Uma pessoa morreu e outra está desaparecida após um acidente de lancha na noite deste domingo (31) na costa sul de Ilhabela, no litoral norte. Segundo a Capitania dos Portos, cinco turistas estavam na embarcação, sendo que três delas sobreviveram ao naufrágio e conseguiram nadar até a costa. O corpo de uma das vítima foi encontrado na manhã desta segunda-feira (1º).

De acordo com a capitania, o acidente foi por volta das 23h de domingo, na região do bairro Ponta da Sela. Três, dos cinco tripulantes, conseguiram se salvar após nadarem em alto mar para alcançar a praia. Eles receberam apoio de moradores da região e foram encontrados fora de perigo pela capitania. O Corpo de Bombeiros informou que os cinco tripulantes são turistas de Mogi das Cruzes e teriam saído na embarcação para pescar.

"As três vítimas que sobreviveram foram levadas para o pronto-socorro de Ilhabela. Ela estavam bem e foram levadas mais para serem avaliadas", disse o tenente Rodrigo Fiorentini, do Corpo de Bombeiros.

No início da manhã, a capitania iniciou as buscas na região e fez a retirada da embarcação com apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. A capitania informou que a lancha onde estavam os tripulantes possui cerca de oito metros e era utilizada para passeio.

De acordo com o capitão Marcelo Oliveira de Sá, da Capitania dos Portos, as causas do acidente ainda são desconhecidas e foi instaurado um inquérito administrativo para apurar o ocorrido. 

“Nossa equipe em alto mar está tentando contato com as vítimas que sobreviveram para levantar as possíveis causas, mas ainda não é possível afirmar o que teria acontecido com a embarcação”, afirmou.

As investigações sobre o caso podem durar até 90 dias. O Corpo de Bombeiros também não informou o que teria motivado o acidente. "Ainda não temos dados do que aconteceu. À princípio não sabemos dizer se há relação com os ventos que atingiram o litoral, mas todas as causas do acidente serão investigadas", disse Fiorentini.

A Capitania dos Portos informou que o homem que segue desaparecido possui 38 anos e estaria com uma boia e um colete salva-vidas. A região do bairro Ponta da Sela fica no extremo sul do município e é pouco habitada.

Quem possuir alguma informação que possa auxiliar nas buscas pode entrar em contato com a capitania pelo telefone (12) 3892-1550.

Fonte: G1